Quantas vezes você já ouviu alguém recusar algo muito gostoso com os olhos cheios de tristeza dizendo "Não, obrigada. Estou de dieta.🙅"?
Eu já ouvi várias vezes. E para ser sincero, me dói um pouco o coração.
Nutrição não é sobre dietas que criam angústia, é sobre mudanças de hábitos que vão fazer tão bem ao paciente, que quando conseguido, vai lembrar com carinho o quanto foi importante na vida dele.
Eu entendo que dependendo do caso clínico haverá restrições alimentares e não é esse o ponto que questiono dependendo do objetivo do paciente até seja necessário...
Eu sinceramente acredito que proibição não é a solução.
Quando a gente não pensar em uma forma de encaixar a estratégia na vida do paciente e negociar mudanças aos poucos ele não vai seguir. .
Ele pode até querer seguir no início por medo ou sei lá o quê, mas e a consistência?
Estamos em uma época em que todos dão pitaco na nutrição..A minha profissão, que acredito ser minha missão. .
Como nutricionista sonho em fortalecer a mentalidade de dieta como um estilo de vida, e vejo que perco espaço para o vendedores de soluções milagrosas. .
O que me deixa mais indignado é que essas pessoas acabam ganhando destaque porque oferecem soluções mágicas que não soluciom problemas.
Claro que mudar hábitos não é uma tarefa fácil como engolir remédios, mas será duradouro e muuuuuuito melhor para a saúde.
A mudança vai muito além dos números da balança, e que isso vem do equilíbrio, não existe a menor necessidade de viver de alface para ter qualidade.
Eu desejo ser solução na vida dos pacientes.
Não mais uma restrição.
Comentários