Ah o tradicional Panetone, é uma delícia.
Umas das minhas iguarias preferidas. É MUITO BOM.
Existem várias lendas tentando explicar sua origem, para mim ele é feito pelo senhor Bauducco e com ajuda de um senhor italiano chamado Tone (sic).
Ele era tão simples né? Um pão doce, molhadinho com frutinhas e uma fragrância leve de baunilha, sua fabricação é uma arte.
Para mim o Panetone além de uma iguaria tem um significado muito especial é como um rito de passagem, quando ele esta na minha mesa com certeza estou num momento feliz da minha vida rodeada de pessoas que amo e que são importantes para minha vida.
E também traz memorias e me remete ao tempo de criança recordo da ceia de Natal em família com meus pais, tios, primos e amigos. Claro os presentes e de quando não tinha responsabilidade com nada.
Nos somos seres sociais e o hábito de comer em companhia está impregnado em nossa história e o NATAL é um desses momentos preciosos para cultivar e fortalecer laços entre
pessoas que se gostamos.
Atualmente, o panetone já e comercializado em Setembro mesmo as lojas já começam a vende-los e ainda com inúmeras variedades de recheios de panetone (Chocotone, Sorvetone, etc.).
Isso remete muito da sociedade obesogênica que nos cerca, ninguém quer esperar o Natal quer vive-lo todos os dias, quer ter o prazer antes do merecimento.
Que tal esperar chegar o Natal para comer o Panetone, poxa quando for a noite da ceia as pessoas já estão empanturradas da iguaria, ela se tornou mais um produto banalizado pela indústria alimentícia.
Para essas pessoas não haverá a expectativa, não terá aquele prazer da lembrança das festas com a família que o alimento nos traz (QUANDO CONSUMIDO NA HORA CERTA).
Então como Nutricionista respondo uma das perguntas mais feitas nessa época do Ano:
Panetone engorda?
Não, ele é só um alimento, nada isoladamente pode ser o culpado ou salvador da dieta.
O que engorda é uma postura diante dos alimentos, usa-los como subterfúgios para algum vazio ou compensação emocional – o fato de comer Panetones diariamente em Outubro em detrimento de alimentos nutritivos que fará você perder a sua saúde nutricional e quem sabe emocional.
Eu sei é a ansiedade, essa famigerada que nos atrapalha, que tal se ajudar? Tentar tomar consciência o ano todo, ter escolhas adequadas e equalizar com suas rotinas atribuladas em 2018.
Em suma pra você que esteve o ano inteiro focado(a), agora é hora de comemorar , coma sem culpa e curta sua família. Nada de ficar compensando depois, é só ficar na linha até o Reveillon.
E você que ainda esta dando prioridade na dieta e não quer ter nenhum desvios, sugiro que mande uma mensagem para seu nutricionista, pois não tem dica geral , pois as vezes até um Panetone sem glutem, sem lactose, low carb não faz parte da estratégia nutricional e pode atrapalhar os seus resultados.
Qual Panetone você acha que eu devo comer esse ano? São tantas marcas e opções ...Então me ajude qual será o premiado da noite de Natal e lógico do café da manhã de Natal com café ?(sic)
Então Feliz Natal!! Boa ceia.
Nutricionista Fernando Rocker
CRN3 46861