A CoQ10 também conhecida com Ubiquinona esta presente em praticamente todas as células do organismo e participa dos processos de produção de ATP.
Podemos obter a CoQ10 na dieta, endogenamente ou por suplementos. Carnes, aves e peixes são as fontes mais concentradas de CoQ10 e a ingestão diária desses alimentos eleva em torno de 2 mg a 20 mg a concentração sanguínea e nos tecidos o que não é tão significativo, também são encontradas pequenas quantidades em cereais, soja, nozes e alguns vegetais particularmente em espinafre e brócolis.
O pico da concentração de CoQ10 nos seres humanos é atingida aos 20 anos, diminuindo com a idade.
Por ser tão importante nos processos de formação de ATP, órgãos com maior demanda energética (como coração, cérebro, rins e o fígado) apresentam maiores concentrações de CoQ10.
O Dr. Peter Michell ganhou o prêmio Nobel de Química ao descrever o papel vital da CoQ10 na cadeia de transporte de elétrons.
Você deve estar se perguntando , O que é ATP? O que é cadeia de transportadora de elétrons? E daí que o Doutorzinho ganhou Nobel de Química com isso?
Imagine que seu metabolismo é como um carro Flex e tem como potencial de energia principalmente as gorduras e carboidratos.
Só que para extrair a energia dos carboidratos e das gorduras são necessários vários passos metabólicos onde elas "transformadas" em ATP para fazer o teu corpo ter energia para funcionar.
Uma molécula de Carboidratos tem 4 calorias o que em em moedas de ATP seriam em torno de 38 ATPs, já uma molécula de gordura tem 9 calorias ou 130 moléculas de ATPs.
As proteína pode desempenhar um papel importante como substrato energético durante o exercício constante e treinamento pesado em torno de 15 ATPs com suas 4 calorias por molecula. Mas só é capaz de proporcionar 10% à 15% da energia exigida na atividade , como o carboidrato e gordura .
Aí que a CoQ10 entra, lembra daquela Cadeia de transporte de elétrons? Então lá que é onde a mágica acontece e a CoQ10 é importantíssima para produzir os ATPs com ela reduzida você produz menos ATPs e consequentemente tem menos energia.
Então quando você faz uma atividade aeróbica como correr, nadar ou pedalar você pode extrair o máximo de ATP do carboidrato e das gorduras.
Consulte um nutricionista ele pode orientar e descobrir como fazer seu motor funcionar extraindo o máximo do seu potencial de energia.
por Fernando Rocker Nutricionista
CRN 46861
11-3150-4046
Atenção: Esse artigo não tem a intenção de indicar,tratar, ou substituir qualquer protocolo médico apenas de caráter informativo. O uso das informações aqui deve ser avaliada individualmente por um nutricionista ou médico.