Já escutei o relato de algumas pessoas que até então não haviam tomado o devido cuidado da sua alimentação, o seguinte pensamento : um nutricionista não é assim tão essencial, pois (imaginam) que é só fazer uma pesquisa na Internet que facilmente encontram várias dicas do que comer, o que restringir, como emagrecer, suplementos mágicos superpotentes para ganhar músculos, e todo tipo de dietas milagrosas para qualquer finalidade...
Sendo assim, é só seguir esses manuais ou comprar esses produtos que facilmente se obtém o resultado desejado.
Bem, as informações na internet, até mesmo a avaliação do consumo alimentar, bem como os guias alimentares atuais, não contemplam as dimensões cognitiva e emocional que estão envolvidas no comportamento alimentar.
Outro pensamento comum é de que nutricionista é o profissional responsável por “proibir tudo que é gostoso” ou então é o chato que “vai querer que eu coma só mato”!
Fique tranquilo , com certeza não é isso!
Bem trocando em miúdos, o nutricionista é o cara que aponta o caminho para você atinja o seu objetivo, mas não é simplesmente apontar o caminho, é demonstrar como caminhar nessa estrada, como chegar nele unindo suas forças com as várias estratégias nutricionais e mais efetivas possível.
Segundo a Resolução CFN 380/2005, dentre outras funções que são pertinentes ao Nutricionista em suas atribuições na Nutrição Clínica é prestar assistência dietética e promover educação nutricional a indivíduos, sadios ou enfermos, em nível hospitalar, ambulatorial, domiciliar e em consultórios de nutrição e dietética, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde.
Já que falei em caminho e estrada, vou fazer uma analogia a um GPS do seu carro , imagine que você vai começar uma nova viagem onde sairá do ponto A para o ponto B com a orientação do GPS , ele mostrará o mapa que você deve seguir , o que seria no seu caso o seu cardápio, a partir daí você já tem uma noção o que lhe aguarda adiante.
No GPS do seu carro, provavelmente você define as configurações de como deve ser apresentado o caminho a percorrer qual é o mais curto ou estradas mais rápidas, passar ou não por pedágios ou vias de terra, assim é seu plano alimentar de acordo com seu perfil e comprometimento o nutricionista vai auxiliar a atingir seu propósito.
Continuando fazendo o paralelo com o GPS, durante o caminho saímos da rota estabelecida pelo aplicativo do GPS, assim ele diz a famosa mensagem “recalculando rota”, não é?
E assim ele nos mostra uma nova maneira para chegarmos no destino esperado. Da mesma maneira você pode contar com seu nutricionista, durante a reeducação alimentar (rota), é comum sair da dieta ideal apresentada e onde se faz necessário uma nova estratégia mais contundente com sua rotina e disciplina.
De maneira simplória, o nutricionista é o profissional facilitador da sua relação com os alimentos de ordem a promover, manter e recuperar sua saúde combinando com seus objetivos estéticos e de performance tanto no dia-a-dia quanto esportivos.
Uma palavra que esta em evidência hoje é "holistíca" , significa totalidade .
Entendo que um nutricionista é por natureza um profissional que aborda o todo , leva a relação do seu paciente considerando o ser e suas inter-relações.
Como disse antes as dimensões cognitiva e emocional que estão envolvidas no comportamento alimentar são os determinantes para o sucesso de reeducação alimentar.
Então a ampliação do conhecimento sobre os inúmeros determinantes do comportamento alimentar é o que faz de fato o Nutricionista ajuda-lo a superar o desafio de transformar informações científicas de nutrição em mudanças reais das práticas alimentares.
Que tal agendar sua consulta ?
Agora, caso você tenha curiosidade de saber de que maneira mais técnica (e não esteja cansando do texto ainda), abaixo destaco algumas atribuições utilizadas para atingir o resultado esperado:
Para realizar as atribuições definidas no item II da Resolução CFN 380/2005 no âmbito de clínicas, o nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades:
1. Definir, planejar, organizar, supervisionar e avaliar as atividades de assistência nutricional aos clientes/pacientes, segundo níveis de atendimento em Nutrição;
2. Elaborar o diagnóstico nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos;
3. Elaborar a prescrição dietética, com base nas diretrizes do diagnóstico nutricional;
1.1.4. Registrar, em prontuário do cliente/paciente, a prescrição dietética e a evolução nutricional, de acordo com protocolos pré-estabelecidos
5. Promover educação alimentar e nutricional para clientes/pacientes, familiares ou responsáveis;
6. Encaminhar aos profissionais habilitados os clientes/pacientes sob sua responsabilidade profissional, quando identificar que as atividades demandadas para a respectiva assistência fujam às suas atribuições técnicas; (aqui é quando se faz necessário de encaminhamento para um psicólogo, gastroenterologista, educador físico, etc).
7. Solicitar exames laboratoriais necessários à avaliação nutricional, à prescrição dietética e à evolução nutricional do cliente/paciente;
8. Prescrever suplementos nutricionais bem como alimentos para fins especiais, em conformidade com a legislação vigente, quando necessários à complementação da dieta;
9. Realizar e divulgar estudos e pesquisas relacionados à sua área de atuação, promovendo o intercâmbio técnico-científico;